Qual aprender primeiro: guitarra ou violão?Uma das principais dúvidas entre os músicos iniciantes é essa: devo aprender primeiro a tocar guitarra ou violão?

A resposta para esta questão não é unânime entre os professores e profissionais de música. Na verdade, é preciso conhecer os dois tipos de instrumento e escolher o que se adequa mais ao seu objetivo musical.

A guitarra e o violão apresentam funções diferentes na música. Os violões são frequentemente usados para dedilhar acordes e as guitarras são mais utilizadas para tocar os solos.

Violão:

Considerado um instrumento versátil, o violão pode ser utilizado em variados estilos musicais desde country, sertanejo passando pelo blues até o heavy metal. Pode ser classificado em popular e clássico, sendo que o primeiro apresenta 6 cordas de aço e é mais utilizado para tocar música pop, mpb, rock e sertanejo; já o segundo apresenta 6 cordas, nas quais 3 são de nylon. O braço nos violões clássicos são mais amplos.

Entre as vantagens de começar a tocar com um violão estão o fácil acesso, pois pode ser levado a qualquer lugar, afinal não precisa de cabo, amplificador ou outro tipo de aparelhagem; e  também a versatilidade, afinal, se você é capaz de tocar algo em um violão com cordas de aço, você também pode fazer o mesmo em uma guitarra.

Algumas das desvantagens são a fragilidade, o maior zumbido das cordas, que são mais duras e por isso mais difíceis de serem tocadas, e também o braço que é maior e pode oferecer dificuldade ao iniciante.

Guitarra:

Sem um amplificador, o som da guitarra sai muito baixo e sem distorção, tornando-a um instrumento elétrico.  São mais fáceis de tocar do que os violões, pois as cordas são mais leves e mais fáceis de serem pressionadas.

Entre as vantagens de começar a tocar com uma guitarra estão a cordas, que são mais suaves e não prejudicam os dedos; a largura do braço também ajuda os iniciantes e facilita na hora de manter os acordes pressionados; e além disso você pode conectar um fone de ouvido no seu amplificador e evitar incomodações.

Já as desvantagens são a necessidade de um amplificador; encontrar os tons e timbres ideais para os iniciantes não é uma tarefa das mais fáceis para quem não entende nada de guitarra e amplificador.

Deixe seu comentário